O CASTIIS, Centro de Assistência Social à Terceira Idade e Infância de Sanguêdo, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), sem fins lucrativos, sediada em Sanguêdo, no concelho de Santa Maria da Feira, distrito de Aveiro.

Iniciou a sua atividade em 1987 e, desde então, tem tentado responder às necessidades da Comunidade, através da dinamização de diversas respostas, nomeadamente:

  • Creche, Pré-escolar e CATL (1987)
  • Centro de Dia (1991) 
  • Serviço de Apoio Domiciliário (1997)
  • Centro Comunitário (1999)
  • Lar (2000)
  • Centro de Acolhimento Temporário, Casa do André (2007)
  • Escola Particular Cooperativa de 1º Ciclo do Ensino Básico, Colégio Santa Eulália (2010)
  • Cantinas Sociais (2012)

Paralelamente, desde 1999, o CASTIIS tem desenvolvido diversos projetos de índole social, educacional, cultural e profissional, maioritariamente com públicos na orbita da exclusão social.

Desde 2009, o CASTIIS está certificado pela norma ISO 9001: 2008, nas respostas sociais de creche, pré-escolar centro de dia e lar, e, desde 2010, nas respostas de CAT e Colégio Santa Eulália.

Para a dinamização das atividades, o CASTIIS conta com uma vasta equipa de colaboradores nas mais diversas áreas de atuação (gestão, educação, serviço social, psicologia, medicina, enfermagem, nutrição e alimentação, geriatria, serviços gerais, qualidade, manutenção e ocupação de tempos livres), perfazendo um total de 82 colaboradores (62 em full-time e 20 em part-time).

O CASTIIS pretende ser uma Instituição atenta e inovadora, projetada essencialmente para o desenvolvimento humano e social.

Uma vez que grande parte das suas respostas são sociais, uma das grandes preocupações é a sustentabilidade económica. Neste âmbito, o CASTIIS tem desenvolvido esforços para minorar o défice financeiro de algumas valências, nomeadamente o CAT.

Para além de uma gestão rigorosa dos recursos físicos, materiais e humanos, foi criado o Colégio Santa Eulália e procura-se desenvolver projetos, tais como a confeção e venda de bolos, a dinamização de uma horta e o estabelecimento de parcerias.

O CASTIIS aposta na qualidade e na diferenciação, acreditando que a inovação, a gestão equilibrada e a abertura a projetos e parcerias são a chave do sucesso de qualquer instituição!

Madalena Malta