No próximo triénio, considerando a missão do CASTIIS e o impacto da vivência da pandemia, queremos focar-nos na importância dos afetos, dos valores e das relações, no sentido do (re)equilíbrio pessoal, social e comunitário.
Os subtemas procuram definir uma viagem que parte do autoconhecimento para a relação com os outros e com o mundo, numa perspetiva ativa, dinâmica e com impacto social.
Vai ser, certamente, uma viagem muito bonita, cheia de desafios e muitas emoções que irá enriquecer a vida de tod@s – crianças, jovens, séniores, equipa castiis, famílias e comunidade.
“No mundo atual, não basta ser inteligente, esperto e preparado para competir. É preciso ter calma e empatia e persistir diante das frustrações para conseguir viver bem no amor, ser feliz com a família e vencer no mercado de trabalho”
- Daniel Goleman
Desafiar o Presente, Criar o Futuro!
2021/2022 BEING SER
Neste ano exploramos o nosso mundo interior, preenchido por emoções, vivências, valores, desafios pessoais, em constante relação com os outros. Uma viagem de autodescoberta que nos ajudará a crescer!
2022/2023 ACTING AGIR
Agora que nos conhecemos melhor e compreendemos o poder das emoções e dos comportamentos, estamos mais motivados para preparar a mudança.
É a fase do empowerment (empoderamento). Vamos conhecer ferramentas, recursos e estratégias que nos vão ajudar a melhorar o nosso bem-estar e o dos outros!
2023/2024 CHANGING TRANSFORMAR
Preparados para mudar o mundo?!
Com (auto)conhecimento e estratégias na bagagem, vamos desenvolver ações e iniciativas que deixem o mundo à nossa volta um pouco melhor do que aquele que encontrámos!
*ConheSer = junção do substantivo ‘conhecimento’ (ato de perceber ou compreender por meio da razão e/ou da experiência) + verbo ‘ser’ (ter identidade); ConheSer – compreender para crescer, para evoluir, para desenvolver, para transformar.
Origem da palavra: castiis, 2021
Domínios de Intervenção
Partindo de abordagem multidisciplinar e transversal, o Projeto Educativo, considera os seguintes domínios de intervenção
I – Bem-estar e Qualidade de Vida
II – Desenvolvimento holístico da criança
III – Proximidade Instituição – Família
IV – Envolvimento Comunitário
V – Desenvolvimento organizacional