Projetos Decorridos

2002 – 2003

O Projeto VIVER (DeVeloping CreatIVe IntErgenerational Relations), projeto transnacional, co-financiado pela iniciativa comunitária Equal, consistiu, fundamentalmente, na formação de agentes intergeracionais capazes de apoiar as famílias na conciliação do espaço laboral e do sistema familiar. Envolveu cinco países: Portugal, Holanda, França, Espanha e Itália.

2001 – 2005

Cursos de Capacitação em Artes Domésticas e Carpintaria, promovido pelo Programa Operacional de Emprego, Formação e Desenvolvimento Social (POEFDS), eixo 5, medida 5.3, direcionado não só à população de etnia cigana, mas igualmente a públicos na órbita da Exclusão

2008 – 2009

Formação para a inovação e gestão, medida 3.2 no âmbito do POPH, destinada aos colaboradores do Castiis.

2008 – 2009

“Crescer Caminhando” Formação para a Inclusão, medida 6.1, no âmbito do POPH. Direcionado para mulheres vítimas de violência familiar, pretendeu promover o desenvolvimento de competências profissionais, sociais e pessoais junto deste grupo.

2006 – 2010

Desalojar a Exclusão”, no âmbito do programa PROGRIDE (Programa para a Inclusão e Desenvolvimento), medida 2. O público-alvo foi a população de etnia cigana, de um acampamento existente na freguesia. Os objetivos do projeto prenderam-se com dinâmicas na esfera da educação, do emprego, da saúde, da cultura, da cidadania e da formação profissional, agregadas a uma intervenção inovadora nos domínios habitacionais em cooperação com a autarquia de Santa Maria da Feira.

Desalojar a Exclusão

2010

Formações modelares certificadas, medida 2.3, no âmbito do POPH, destinadas aos colaboradores do Castiis.

2010 – 2011

Formação para a Inclusão, medida 6.1, no âmbito do POPH, com acções em Horticultura e Fruticultura Biológica, Apicultura Gastronomia Económica e Gestão de Rendimento Familiar, atendendo à perspetiva pessoal, social e profissional das pessoas com dificuldades de inserção socioprofissional.

2012 – 2013

Formações modelares certificadas, medida 2.3, no âmbito do POPH, destinadas à população em geral.

2009 – 2013

Projeto “Cuidar de Quem Cuida – Entre Douro e Vouga” envolveu os cinco municípios da Região Entre Douro e Vouga – EDV, nomeadamente Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Oliveira de Azeméis, Vale de Cambra e Arouca. O projeto teve como Entidade Promotora o CASTIIS e como Entidades Co-Promotoras a Unidade de Investigação e Formação sobre Adultos e Idosos (UNIFAI-ICBAS_UP) e a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira. O apoio financeiro do projeto foi comportado pelo Alto Comissariado da Saúde, pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira.

Os principais objetivos do projeto passavam por promover respostas de apoio especializado aos cuidadores informais de pessoas com demência ou em situação de pós-AVC. Assente numa lógica de cooperação intermunicipal e de multidisciplinaridade entre profissionais de diversos parceiros da área social e da saúde de cada município, foram desenvolvidas 5 linhas de ação: grupos de intervenção psicoeducativa; bolsa de cuidadores formais com formação complementar; dinamização das redes de voluntariado locais; serviços de descanso ao cuidador; fóruns de discussão. Para mais informações sobre o projeto, consulte:

www.cuidardequemcuida.com | Facebook

2013 – 2014

O CASTIIS candidatou-se ao ON.2 – Programa Operacional Regional do Norte, para a implementação de painéis solares para aquecimento de águas da piscina. Esta operação teve como objetivos a promoção da eficiência energética e do uso generalizado de energia renováveis, permitindo a descentralização da produção de energia, assim como a diminuição de custos e do pacto ambiental. Após a aprovação da candidatura, iniciaram-se as obras de implementação e instalação dos equipamentos. O projeto ficou concluído em junho de 2014.

2014 – 2016

O projeto “Cuidar de Quem Cuida” é promovido pelo CASTIIS e tem como parceiros a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, o Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga, EPE e o CASO50+, Associação. Este projeto é financiado pelo Programa Cidadania Ativa, cujos fundos são provenientes do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu, em Portugal geridos pela Fundação Calouste Gulbenkian.

Com um caráter inovador e de procura pela sustentabilidade das suas ações, o projeto “Cuidar de Quem Cuida” pretende capacitar o CASTIIS no âmbito da criação do Gabinete de Apoio ao Cuidador (GAC), numa intervenção personalizada e multidisciplinar ao cuidador informal de pessoas com demência na região EDV; assim como, no âmbito da Área Metropolitana do Porto, capacitar uma ONG de cada município para a implementação do programa psicoeducativo do CQC.